back to top

Como é o MBA USP/Esalq online?

Os MBAs USP/Esalq são cursos online (os presenciais estão suspensos, por ora) de pós-graduação Lato sensu da USP. Por isso, eles não têm local definido, horário fixo ou necessidade de deslocamento. A ideia desse programa de ensino é repassar conteúdo para alunos que irão mudar realidades.

Pensando nisso, o Next reuniu as principais dúvidas sobre os MBAs USP/Esalq para você entender melhor essa experiência.

As aulas dos MBAs USP/Esalq são ao vivo ou gravadas?

A aulas ao vivo são transmitidas uma vez por semana, em horário pré-definido para cada curso. O aluno que acompanha a transmissão pode participar do chat ou talk show, que são ferramentas de interação em tempo real com o professor. Contudo, quem preferir pode acompanhar a aula em outro momento, sem ficar com falta, já que a presença é contabilizada pela realização das provas.

Isso porque, após o horário da transmissão ao vivo, todo o conteúdo fica gravado na Área do Aluno (sistema Intranet) para acesso quando e quantas vezes desejar, até seis meses após a conclusão do curso. A aula gravada permite ao aluno acompanhar as dúvidas que rolaram no chat ou talk show (esse histórico também fica gravado).

Caso ainda tenha perguntas sobre o conteúdo transmitido, elas podem ser enviadas por e-mail aos canais de comunicação com o aluno. Essa flexibilidade atende pedidos dos próprios alunos, profissionais do Brasil e do mundo, que não encontram tempo para se dedicar aos estudos em horário e local fixos.

Os MBAs USP/Esalq são certificados pela USP?

Sim, os MBAs USP/Esalq são cursos de especialização Lato sensu da Universidade de São Paulo (USP). Portanto, o certificado é da USP.

Como me inscrevo nos MBAs USP/Esalq?

A inscrição deve ser feita pelo site mbauspesalq.com/

O processo começa com o preenchimento da ficha de inscrição. O formulário solicita dados pessoais e a criação de usuário e senha para acesso à Área do Aluno. O aluno também deve anexar documentos como RG, CPF, comprovante de residência e cópia do diploma de graduação. Caso não o faça no ato da inscrição, poderá fazê-lo posteriormente. Porém, até que este passo seja concluído, seu status fica como Pendente de Documentação.

Para anexar os documentos, acesse o site mbauspesalq.com e clique em “Área do Aluno” (canto superior à direita da tela). Insira usuário e senha. No canto superior à direita, clique em seu nome “Seja Bem-vindo _____”. Ao abrir as opções, clique em “Meus anexos” e faça o upload dos documentos individualmente, identificando-os.

A documentação é exigida para aprovação do aluno no curso. O requisito mínimo é ter formação superior completa. Após anexar todos os documentos, sua aprovação levará 15 dias e será informada por e-mail.

Assim que finalizado o preenchimento da ficha de inscrição, o aluno receberá em seu e-mail o boleto com a taxa de inscrição. O pagamento via cartão cartão de crédito segue as mesmas condições do pagamento feito por boleto.

Posso cursar o MBA USP/Esalq sem ter terminado a graduação?

Não. Como uma pós-graduação, o MBA USP/Esalq só pode ser feito após a conclusão de um curso superior. É necessário enviar a cópia do diploma ou declaração na qual conste a data de colação de grau.  

O MBA USP/Esalq é um mestrado?

Não. O MBA USP/Esalq é uma pós-graduação (curso de especialização) Lato sensu. O mestrado é uma pós-graduação Stricto sensu. Para entender a diferença, clique aqui.  

O que vou encontrar ao me inscrever no MBA USP/Esalq a distância?

O MBA USP/Esalq reúne pessoas interessadas em adquirir e trocar conhecimento de qualidade. Alunos, professores e monitores estão conectados em um rico ambiente de aprendizado online, com acesso a diversas ferramentas, como o MyClass, rede social exclusiva para os alunos do MBA USP/Esalq, que podem acessar vagas de emprego em grandes empresas, informações relevantes para o networking, entre outros.

Já a aula inaugural apresenta a experiência MBA USP/Esalq, com professores e convidados de renome no mercado, enquanto o Talk Show é uma ferramenta utilizada para aproximar o aluno, que pode se conectar e entrar ao vivo na aula para fazer perguntas ou comentários ao professor. Dessa maneira, professor e colegas de sala se conhecem e podem ter mais contato.

Câmera Pecege é um programa exclusivo de entretenimento e informação veiculado no intervalo das aulas. Todos os alunos têm acesso à Biblioteca USP e os docentes são da Universidade de São Paulo, além de profissionais de renome no mercado.

Compartilhar