back to top

Engenharia de dados para hoje: o que você sabe?

Em um cenário em que a quantidade de dados cresce cada vez mais e novos modelos e ferramentas inovadoras de Ciência de Dados não param de surgir, saber tirar proveito de tudo isso da melhor forma é apenas um dos desafios de quem quer aprender engenharia de dados para hoje.

A área, que está em alta no mercado, carece de profissionais qualificados e que realmente entendam de dados. Segundo estudo divulgado pela TGT Consult, empresa de consultoria de gestão e tecnologia do mercado, o Brasil se encontra nos passos iniciais dessa “jornada dos dados”, que já requer investimentos de quem quer acompanhar a onda tecnológica.

Uma coisa é certa: para empresas ou profissionais, a engenharia de dados é fundamental para se manter relevante e competitivo no mercado. Isso porque, como vimos nessa matéria, essa área trabalha em conjunto com Data Science & Analytics, cuidando dos dados que serão utilizados pelos cientistas de dados, e é parte fundamental do processo de análise.

Você conhece as principais atribuições dos engenheiros de dados? Sabe qual sua relevância para o futuro? Então vai gostar de ler essa matéria com Jeronymo Marcondes, professor do MBA em Data Science e Analytics USP/Esalq, que nos ajuda a entender melhor o tema. Vem ver!

Leia mais: Conheça o MBA em Data Science e Analytics USP/Esalq

Contextualizando o cenário

É importante entender que a engenharia de dados é tão importante quanto Data Science & Analytics, já que ambas visam o aprimoramento e utilização dos dados para análises e outros fins.

Exemplo disso acontece neste momento com a crise pandêmica. Segundo o professor, “a pandemia de Covid-19 foi um ótimo exemplo da importância da engenharia de dados para todos. Muita gente foi para o home office, o que gerou a necessidade de que os dados a serem utilizados pelas empresas estivessem disponíveis a distância.”

Marcondes continua: “Como garantir bancos de dados eficientes para os cientistas de dados? Como garantir que os dados a serem utilizados pelos funcionários e pelas aplicações mantenham sua eficiência na consulta? Apesar do papel indispensável dos profissionais de infraestrutura de Tecnologia da Informação, o papel do engenheiro de dados foi e continua sendo fundamental nesse momento.”

E não para por aí. A pandemia tornou projetos de Ciência de Dados mais urgentes e, para as empresas, ferramentas como a Inteligência Artificial foram a solução para situações como as citadas acima.

Leia mais: Empresas utilizam inteligência artificial nos negócios: você sabe como?

As funções do engenheiro de dados

E se, mesmo com a pandemia, a engenharia de dados se fez presente nos dias de hoje, então quais serão as principais funções desses profissionais? Marcondes exemplifica e se aprofunda em algumas delas.

“O dia a dia do engenheiro de dados se baseia em acompanhar processos de ETL (extract, transform, load ou, em tradução, extração, transformação e carga de dados), ou gerar novos pipelines e processos de carga”, explica o professor.

Uma mão em cima de um celular simulando a engenharia de dados para hoje.
O processo de ETL é um dos papéis fundamentais do profissional de engenharia de dados para hoje, pois trabalha com a extração de dados brutos, que devem ser transformados em dados inteligíveis e carregados em um sistema próprio para futuras análises.

Para Marcondes, há situações em que os engenheiros de dados acabam atuando em outras áreas relacionadas. “Muitas vezes o engenheiro de dados também acaba acumulando as funções de DBA (database administrator ou, em tradução, administrador de banco de dados), cuidando de toda a estrutura de bancos de dados da empresa.”

“Além disso, esse trabalho sempre gera uma busca constante por otimização de processos e incorporação de novas tecnologias, com vistas a garantir maior eficiência nos processos de dados”, finaliza o professor.

Gostou de saber mais sobre o assunto? No MBA em Data Science e Analytics USP/Esalq você fica por dentro de conteúdos atuais como este e ainda interage com profissionais de vários lugares, compartilhando conhecimento e aprendendo com todos. Inscreva-se agora mesmo!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Acacio Junior
Acacio Junior
Husband, Christian, in love with life and good friendships. A long journey until here made possible my integration on the Communication world, and now I venture into production of written contents and, honestly, I could not be happier. Currently, I found myself in the scripts and the daily learnings in a world full of stories I hope to discover.

Compartilhar