back to top

Janela de Johari e propósito de vida: conheça essa relação

O fim do ano chegou e com ele novas metas, sonhos e objetivos. Esse momento é ideal para avaliar a relação entre Janela de Johari e propósito de vida. Então, que tal começar agora?

Para definir propósito, conversamos com Carol Shinoda, professora dos MBAs USP/Esalq e autora do livro (Propósito de vida: Um guia prático para desenvolver o seu).  “Propósito é a intenção de colocar suas capacidades a serviço de algo significativo para você e com impacto além de si, por meio de projetos de vida”, define. É com essa afirmação que Carol inicia sua contribuição para esta matéria. Vale a leitura!

Leia mais: Conheça o MBA em Gestão de Pessoas USP/Esalq

A importância de um propósito

Carol explica o propósito com base em alguns aspectos como:

  • Intenção futura: quando falamos de propósito, estamos falando de algo voltado ao futuro, e não necessariamente a algo que está sendo feito atualmente;
  • Singularidade: temos que olhar dentro de nós e encontrar o que temos de especial para oferecer ao mundo, no âmbito das capacidades, interesses e valores;
  • Altruísmo: algo que vai além de nós. O propósito passa necessariamente pelo aspecto da generosidade e serviço ao próximo;
  • Implementação: é o fazer na prática. Para se ter uma vida com propósito, é necessária a implementação.

A professora continua: “Em termos de importância em se ter um propósito, existem muitas pesquisas mostrando a relação entre ter um propósito de vida e diversos benefícios”. São eles:

  • Maior sensação de felicidade e bem-estar.
  • Menor propensão a depressão.
  • Menos transtornos de ansiedade entre outros.

“Tanto o ponto de vista dos benefícios pessoais quanto a redução de problemas relacionados à saúde mental estão muito relacionados a ter um propósito de vida”, comenta Carol.

A palavra 'Purpose' bordada em letras coloridas, representando o contexto da Janela de Johari e propósito de vida discutido na matéria.
O propósito vai além de traçar objetivos e definir ações para o futuro, mas atua no presente dando significado a sua vida e auxiliando no autoconhecimento, o que explica perfeitamente a relação entre Janela de Johari e propósito de vida.

Leia mais: Autoconhecimento e inteligência emocional: como essas habilidades se encaixam agora?

A relação Janela de Johari e propósito

Se propósito tem a ver com se conhecer e agir significativamente, a Janela de Johari surge para auxiliar nesse processo de autoconhecimento. Carol faz um breve resumo da ferramenta:

A janela de Johari apresenta quatro quadrantes a partir do cruzamento entre:

  • O que é conhecido por mim e o que não é conhecido por mim.
  • O que é conhecido pelos outros e o que não é conhecido pelos outros.

“No primeiro eixo nós temos a janela aberta, que são as coisas que todos tem consciência e são evidentes, e a janela cega, que resume as coisas que todos veem, mas eu não percebo em mim. Nesse caso, a presença de um feedback é muito importante.”

“No outro eixo, temos a janela oculta, que trata do que eu conheço sobre mim, mas os outros não conhecem. Logo, é importante entender o que está sendo compartilhado aos demais a nossa volta, o que não está sendo compartilhado e quais os motivos para isso.”

 A janela desconhecida é a que deixa mais dúvida, então Carol explica: “É como uma ideia ou percepção sobre algo específico, como dicas e pequenas informações que na maioria das vezes não compreendemos, mas que estão presentes dentro de cada um.”

Mão na massa

Você percebeu que Janela de Johari e propósito caminham juntos e a ferramenta pode ser muito valiosa para você entender quem você é, o que os outros enxergam de você e quais possibilidades você pode trabalhar para adequar o seu propósito de vida.

Então, que tal aprender, passo a passo, como montar a sua Janela de Johari? Nós temos uma matéria que explica direitinho tudo que você precisa saber para colocar em prática agora mesmo. Saiba mais aqui!

Viu como é legal se conhecer? Janela de Johari e propósito são só alguns dos temas que você aprende e debate durante o MBA em Gestão de Pessoas USP/Esalq. Inscreva-se!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Acacio Junior
Acacio Junior
Husband, Christian, in love with life and good friendships. A long journey until here made possible my integration on the Communication world, and now I venture into production of written contents and, honestly, I could not be happier. Currently, I found myself in the scripts and the daily learnings in a world full of stories I hope to discover.

Compartilhar