back to top

6 temas de Varejo para você aprender antes do próximo ano

Quem se relaciona com o mercado de consumo de alguma forma, seja nos estudos ou no dia a dia de trabalho, vai gostar de conhecer 6 temas de Varejo essenciais para aprender ainda em 2021 e se destacar profissionalmente.

E para trazer um conteúdo atualizado e de qualidade, o Blog MBA USP/Esalq, conversou com quem realmente entende do assunto. Marcos Luppe é professor e vice-coordenador USP do MBA em Varejo Físico e Online USP/Esalq e compartilhou com a gente sua visão de especialista. Confira!

Leia mais: Conheça o MBA em Varejo Físico e Online USP/Esalq

Conhecimentos em Varejo para o profissional do futuro

Ter uma pós-graduação em Varejo sempre foi um diferencial no currículo, mas, hoje, é algo fundamental. Luppe explica essa mudança de pesos com base no contexto atual que vivemos e experenciamos nos últimos meses.

“Para o profissional que busca atuar no mercado de consumo, o curso é essencial num momento como esse. Já estávamos vindo num processo acelerado de mudanças dentro do mercado de consumo e a pandemia conseguiu acelerar ainda mais esse processo. As empresas e o gestores tiveram que andar vários anos em poucos meses.”

O professor enfatiza a importância de se manter em constante atualização e comenta como a programação de aulas do MBA USP/Esalq pode fazer a diferença na vida do profissional de Varejo.

“Com 3 módulos que abordam disciplinas relacionadas à gestão varejista, estratégia, gestão da inovação, insights do consumidor, tópicos relacionados à gestão de pessoas, à gestão de operações e a área de logística – essencial nos dias de hoje em função desse crescimento das vendas online e que vem se tornando cada vez mais importante –, com certeza o curso tem muito a agregar”, aponta o professor.

Leia mais: 2021 é o ano do seu MBA! (segundo o Google)

Os temas que você não pode ignorar

Sem mais delongas, veja abaixo os 6 temas de Varejo apresentados por Luppe para você estudar o quanto antes. Para elencar esses assuntos, o professor se baseou na última edição do evento de Varejo organizado pela National Retail Federation (NRF). Veja!

  • Aceleração digital do Varejo
  • Mudanças na jornada de compra do consumidor
  • Novos modelos de gestão de demanda e logística (e o que chamamos de fulfillment)
  • Novos canais de venda e inovações nesses modelos
  • Novo papel da loja física
  • Meio ambiente, responsabilidade social e governança, conhecido como ESG – environmental, social and governance.

“Todos esses tópicos são essenciais não só para 2021, mas serão extremamente importantes nos próximos anos para que o profissional possa se preparar para enfrentar um mercado cada vez mais dinâmico e um consumidor que, nesse processo de pandemia, se digitalizou muito, fato que podemos perceber principalmente com o crescimento acelerado das vendas online”, explica Luppe.

A busca pela oportunidade na crise

O professor explica que o Brasil, não só nessa crise provocada pela pandemia, mas por ser um país bastante diverso e inconstante em questões políticas e econômicas, lida com um mercado que já enfrentou várias crises. Então, os profissionais preparados para as épocas difíceis são muito cobiçados pelo mercado, especialmente aqueles que conseguem enxergar oportunidades nas crises e com todas as questões negativas que ela traz.

“Iniciar o MBA em Varejo Físico e Online USP/Esalq nesse momento pode ser a chance de diferentes profissionais se qualificarem e se prepararem para atuar em um mercado cada vez mais dinâmico, no qual as empresas vão depender de pessoas capacitadas para enfrentar essas situações adversas”, completa o professor.

Melhore seu currículo

Se você se convenceu a entrar de vez no mundo varejista e do mercado de consumo, então vai gostar de saber que ainda dá tempo de se inscrever no MBA em Varejo Físico e Online USP/Esalq. Luppe conclui essa matéria destacando alguns diferenciais da USP/Esalq:

“Nossos diferenciais estão relacionados a entregar um conteúdo com base conceitual forte e aplicável ao dia a dia, um corpo docente qualificado, com 50% de professores da USP e 50% de professores de renomadas instituições de ensino, todos qualificados para entregar muito mais do que o conteúdo previsto no programa do curso.”

“O networking também é uma vantagem para os alunos, já que proporcionamos ambientes e momentos de interação com profissionais de todo o país, além do certificado USP ao fim do curso, uma das melhores instituições do mundo e melhor da américa latina. Com certeza, tudo isso vai ser um diferencial no currículo de qualquer profissional”, finaliza o professor.

Agora que você já sabe quais temas de Varejo precisam de atenção, aproveite para fazer a escolha certa e se manter atualizado e relevante no mercado de trabalho. Inscreva-se!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Acacio Junior
Acacio Junior
Husband, Christian, in love with life and good friendships. A long journey until here made possible my integration on the Communication world, and now I venture into production of written contents and, honestly, I could not be happier. Currently, I found myself in the scripts and the daily learnings in a world full of stories I hope to discover.

Compartilhar