back to top

Conheça o MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq

Se você chegou até aqui é porque o MBA em Gestão de Projetos é uma forte possibilidade para o seu plano de carreira. Então, sem mais delongas, preparamos algumas informações que podem te ajudar a conhecer melhor o curso e decidir pela sua inscrição no MBA USP/Esalq.

Primeiras impressões

O MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq é um curso de pós-graduação Lato sensu, vinculado à Universidade de São Paulo. Essa especialização tem duração de 18 meses e é oferecida na modalidade EAD (ensino a distância). Até o início de 2020, o MBA em Gestão de Projetos também tinha turmas presenciais em Piracicaba/SP, mas, por orientação de distanciamento social, elas foram transformadas, por ora, em EAD também.

Para quem se destina

Esse curso é voltado para profissionais de todas as áreas, que atuam ou têm interesse em trabalhar no departamento de projetos ou mesmo aplicar as técnicas de projetos no seu setor.

Pré-requisitos

Para se inscrever no MBA em Gestão de Projetos só há um pré-requisito: diploma ou certificado de conclusão de curso superior. Além disso, não é necessário, por exemplo, nenhum tipo de conhecimento anterior na área.

“Ter experiência é sempre muito bem-vindo, mas muitos profissionais que iniciam o curso estão buscando uma transição de áreas. Pensando nisso, as primeiras aulas são estruturadas para proporcionar aos alunos uma preparação para dominar os principais conceitos e ferramentas de projetos”, explica Carol Shinoda, uma das coordenadoras do MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq.

Direcionamento internacional

O programa do curso é alinhado ao PMBOK® (Project Management Body of Knowledge), o guia de boas práticas do PMI® (Project Management Institute). Contudo, o MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq não é uma preparação para conseguir a certificação PMP® (Project Management Professional) ou CAPM® (Certified Associate in Project Management).

“Para tirar as certificações há todo um processo em que o candidato precisa dominar profundamente o PMBOK®. O MBA traz um contexto muito mais amplo da gestão de projetos”, afirma Carol.

Programa curricular

Para começar o MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq com o pé direito, as primeiras aulas são introdutórias e ajudam tanto os novos alunos a construírem um panorama geral sobre o tema quanto os alunos que já têm alguma base a relembrarem os principais conceitos.

As aulas também abrangem conteúdos relacionados a fundamentos da gestão de projetos, dimensão humana e o ambiente de negócios. Os alunos vão aprender sobre integração, qualidade, escopo, tempo e custos, além de temas que abordam diversidade, gerenciamento de equipes e stakeholders, conflitos, inovação, ética e moral e riscos.

Negociação, sustentabilidade, estratégia, métodos ágeis e híbridos também são parte do programa curricular do curso. Para finalizar, os alunos precisam produzir e apresentar o TCC (trabalho de conclusão de curso).

Aulas online e ao vivo

Os alunos do MBA em Gestão de Projetos podem aproveitar a flexibilidade que o curso da USP/Esalq oferece. As aulas online são ao vivo, com muita interação entre alunos e professores. Elas ocorrem semanalmente, às segundas-feiras, das 19h às 23h.

Contudo, esse conteúdo permanece gravado e os alunos podem assistir no horário que for mais adequado ou rever sempre que acharem interessante, até o fim do curso.

As provas também são online e contabilizam a frequência do aluno no curso. Elas podem ser realizadas em até três semanas após a aula a que ela se refere.

O futuro é agora

Se organização e planejamento já entravam na lista de habilidades importantes para o mercado de trabalho há alguns anos, hoje elas são imprescindíveis para os profissionais, especialmente para os que já estão de olho nas carreiras do futuro ou sem fronteiras.

Com as carreiras ficando mais autônomas, as lições da gestão de projetos podem ser aplicadas para as etapas da vida profissional, que permite que cada um trace sua própria jornada, individualmente e independentemente de plano corporativo. “Na nossa vida, os conceitos e ferramentas de projetos ajudam a chegar de uma forma mais efetiva ao objetivo”, comenta Carol.

“Saber conduzir projetos é essencial, seja dentro ou fora de uma empresa. Projeto é uma iniciativa de transformação, de inovação. Se você só faz mais do mesmo, não inova, não cresce”.

Se tiver outras dúvidas, entre em contato com a gente. Ficaremos felizes em te ajudar com o que precisar!

Inscreva-se no MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq!

Autor (a)

Marina Petrocelli
Marina Petrocelli
Mais de 12 anos se passaram desde minha primeira experiência com Comunicação Social. Meus primeiros anos profissionais foram dedicados às rotinas de redações com pouca ou nenhuma relevância digital. O jornalismo plural se resumia em apurar os fatos, redigir a matéria e garantir uma foto expressiva. O primeiro sinal de mudança veio com a proposta para mudar de realidade e experimentar um formato diferente de produzir. Daí pra frente, as particularidades do universo do marketing se tornaram permanentes. Ah! Também me formei em Direito (com inscrição na OAB e tudo). Mas nem tudo se resume às minhas habilidades profissionais. Como produtora de conteúdo, me interesso por boas histórias, de pessoas reais ou em séries, filmes e livros, especialmente distopias. Gosto de montar roteiros de viagens e reconhecer estrelas e constelações em um aplicativo no celular. Museus, música e arte no geral chamam minha atenção, assim como cultura pop.

Compartilhar