back to top

Como não se sabotar para entregar o TCC a tempo

Entregar o TCC a tempo é um dos desafios de quem faz um curso de pós-graduação. Nessa etapa da vida, geralmente temos milhares de outras obrigações e os estudos acabam ficando em segundo plano. Pensando nisso, o Next separou algumas dicas para você parar de se sabotar e terminar seu trabalho de conclusão de curso. Confira!

É só um obstáculo

Antes de mais nada, é preciso entender por qual motivo você precisa passar pelo TCC. Na maioria das vezes, finalizar uma pós-graduação representa um avanço profissional e, algumas vezes, até um sonho. Então tenha sempre em mente que é só um obstáculo para chegar ao seu objetivo. Não deixe que o processo de escrever o TCC te desestimule a lutar pelo seu sonho. Quando bater o desespero e parecer que nada vai dar certo, foque no porquê de estar fazendo isso.

Comece

Depois de ter seu objetivo definido, é preciso começar o trabalho. Entenda quais são suas dificuldades acadêmicas, converse com seu orientador, comece a pesquisar e escrever. Tente não deixar para a última hora, o quanto antes começar, mais cedo irá terminar – e quanto antes estiver pronto, mais revisões terá, o que representa um ganho na qualidade do trabalho. Apenas comece, não deixe para amanhã ou semana que vem. Vá e faça!

O que te atrapalha?

Identifique quais são suas dificuldades. Não somente dificuldades acadêmicas – essas serão resolvidas com seu orientador. Mas as que te impedem de progredir com o TCC. Te falta tempo? Criatividade? Você anda muito distraído? Depois de identificar o que te impede de conseguir terminar, fica mais fácil resolver o problema e continuar o trabalho.

Offline é sempre mais fácil

Dica básica, mas necessária: saia das redes sociais quando tiver fazendo o trabalho. Se você faz o tipo que passa o dia no Facebook e nunca deixa de responder uma mensagem no Whatsapp, avise aos amigos que vai precisar dar aquela sumida para conseguir fazer seu trabalho. Isso não quer dizer ficar “bitolado” o dia inteiro, já que períodos de descanso e lazer são muito bem-vindos (e necessários). Mas, enquanto estiver focado, evite acessar as redes sociais, elas serão uma distração que podem te atrasar.

Para além do acadêmico

Leia. Leia muito. Essa dica parece até redundante quando se fala em TCC, mas, nesse caso, a dica é ler conteúdos que vão além do seu assunto de pesquisa. Tire aquela lista de livros que está guardada na gaveta há anos e você nunca conseguiu progredir e selecione uma ou duas obras para ler durante a elaboração do TCC. Parece estranho, mas ler sobre assuntos diversos e não ficar somente em um único tema durante meses ajuda a estimular a criatividade – além de ser uma ótima forma de lazer.

É só uma fase, relaxa!

Quando bater a tristeza e você pensar que nunca vai conseguir terminar, tenha em mente que é só uma fase. Daqui um ano ou até menos, você vai estar livre do TCC e vai olhar para trás com orgulho do trabalho feito. Nos momentos de dificuldade é quando tendemos a ficar negativos e achar que aquilo nunca vai acabar, mas lembre-se: é passageiro.

Não se cobre tanto

Ocasionalmente nós mesmos colocamos obstáculos que nos impedem de continuar. Ficamos horas e horas focados em uma etapa que já poderia ter sido encerrada porque pensamos que aquilo precisa de muitos ajustes. Algumas vezes compensa mais finalizar tudo para depois revisar e aprimorar o que puder ser aprimorado. Por mais perfeccionista que alguém possa ser, não existe TCC perfeito.

Faça o melhor que puder, mas mantenha sua saúde mental. O que você achou das dicas? Já começou seu TCC? Comente!