back to top

Como saber se estou preparado para o cargo de liderança?

Assumir um cargo de liderança exige que o profissional tenha conhecimentos técnicos, mas que também tenha alguns comportamentos e habilidades bem desenvolvidos. Quer saber se você está no caminho da liderança? O Next listou alguns dos comportamentos e habilidades exigidos por muitas empresas para seus futuros gestores. Confira!

O que se espera de um bom líder?

• Ser justo e íntegro; • Discurso e prática têm que ser coerentes; • Respeitar a sua equipe é fundamental; • Ser transparente e confiável. Estes pontos são essenciais, mas o profissional que quer assumir um cargo de liderança também tem que gostar e se identificar com a empresa em que atua e acreditar nos valores da organização.

Goste de pessoas

Parece meio óbvio, não é?! Mas gostar de pessoas não é simplesmente ter um bom relacionamento com sua equipe. Os resultados são conseguidos através das pessoas e os líderes precisam engajá-las para que aprimorem suas potencialidades e superem os desafios. “É fundamental gostar de pessoas e fazer a diferença na vida delas – estes dois últimos pontos não se ensinam em sala de aula, têm que ser genuínos. Esta é a essência da liderança”, afirma a professora dos MBAs USP/Esalq, Denise de Moura.

Encontre o seu propósito

O profissional que deseja se tornar um gestor precisa ter clareza dos motivos desta decisão. Desenvolver pessoas, deixar um legado ou fazer a diferença são propósitos importantes de um bom líder. Ele também precisa ter clareza de onde deseja chegar e como irá mobilizar a sua equipe para que, juntos, superem as metas e os desafios.

Inteligência emocional

O profissional que quer ocupar um cargo de liderança tem que ter consciência dos seus próprios sentimentos e emoções. “O autogerenciamento é a capacidade de gerenciar seus sentimentos e emoções e a empatia, percepção clara do que o outro está sentindo ou passando”, diz Denise.

Conheça a sua equipe

Para engajar o seu time e conseguir bons resultados, o gestor precisa conhecer profundamente a sua equipe, suas motivações, ambições e onde cada pessoa poderá contribuir de forma mais eficaz. “Ele precisa envolver, dar responsabilidades a cada integrante e acompanhar o crescimento de cada um”, relata.

Desenvolva a escuta ativa

Para conseguir o comprometimento da sua equipe, além de dar a direção de forma clara, o líder tem que desenvolver a escuta ativa, isto é, escutar de forma plena a sua equipe e os pontos de vista diferentes que poderão surgir e que muitas vezes contribuirão para melhores resultados. O saber ouvir depende de uma competência importantíssima que é a humildade de aceitar e valorizar visões diferentes da sua.

Saiba dar e receber feedbacks

O gestor tem a função de dar feedbacks aos integrantes de sua equipe. Um feedback corretivo, por exemplo, visa corrigir um comportamento, e o líder precisa fazer isso diversas vezes em sua trajetória profissional. “O seu papel engloba ensinar, orientar e dar a direção.” Por outro lado, o gestor também precisa ter maturidade profissional para escutar e, muitas vezes, racionalizar sobre o feedback que recebe.

Tenha resiliência

Algumas funções são inerentes ao cargo de liderança como cobrar a equipe, aceitar desafios e questões mais complexas como, por exemplo, demitir um funcionário. Denise reforça que a necessidade de desenvolver a capacidade de superar adversidades, adaptar-se às mudanças, trabalhar sob pressão e ainda aprender com os obstáculos que vão surgir na função de líder.

Esteja pronto para tomar decisões

Se um profissional não gosta de tomar decisões, dificilmente conseguirá ser um bom gestor. A todo o momento o líder toma decisões, algumas vezes de forma planejada, outras vezes de forma muito rápida. “É preciso ter assertividade, maturidade e conhecimento profundo do negócio para tomar as melhores decisões, que nem sempre serão as mais acertadas. Gostar de desafios também perpassa por este processo”, finaliza. O que você achou dessas habilidades e competências para quem quer ser um líder? O Next também separou 5 ted talks sobre liderança, criatividade e motivação.

Compartilhar