back to top

6 formas de uso do omnichannel no Varejo

Omnichannel é uma tendência do varejo que se baseia na integração de todos os canais utilizados por uma empresa. Dessa forma, o consumidor não vê diferença entre o mundo online e o offline. Essa experiência é totalmente focada em proporcionar uma nova experiência de compra do consumidor, que é o atual desafio dos varejistas. Conheça alguns exemplos de integrações de canais no Varejo.

Compra no e-commerce, retira na loja

Uma das maiores referências de Varejo no mundo, a Apple apostou – com sucesso – na integração de seus canais possibilitando a compra pela Internet e retirada do produto na loja. No Brasil, grandes redes como o Magazine Luiza e C&A investiram nessa integração. “Um dos grandes desafios das empresas é fazer com que os mundos digital e físico se conversem. Algumas estão fazendo a integração e o resultado é o aumento das vendas”, relata o coordenador do MBA Varejo e Mercado de Consumo USP/Esalq, Marcos Luppe.

Compra no aplicativo e retira na loja

“Nos EUA, você faz o pedido pelo aplicativo da Starbucks e retira o produto na loja. É uma economia de tempo para o consumidor e uma forma de integração dos canais”.

Totens nas lojas físicas

O consumidor não encontra na loja física o produto que está buscando e tem acesso ao e-commerce da empresa por meio de um toten. “O consumidor continua na loja, usa o toten de autoatendimento, faz a compra online e recebe o produto em casa”, conta.

Meios de pagamento invisíveis

Um exemplo é o projeto piloto da Amazon GO, em que o consumidor entra e sai da loja com celular no bolso e faz sozinho e automaticamente toda a transação da compra, ou o de autocheckout da Apple por meio do ApplePay. “O Uber é a maior referência de pagamento ´invisível´. Você desce do táxi, e é cobrada a corrida no seu cartão de crédito”, diz.

Mesmas condições de pagamento e atendimento

Outra inovação da Apple foi oferecer as mesmas condições de pagamento e atendimento, independentemente do ambiente, seja físico ou digital.

Aplicativos

A C&A implementou em seu aplicativo uma funcionalidade que permite que o cliente crie um carrinho virtual com produtos da loja física (através da leitura do código de barras), e faça o pagamento direto do app. Você conhece outras formas de integração de canais no Varejo? Compartilhe com a gente. 🙂 MBA Varejo e Mercado de Consumo  USP/Esalq  Certificação USP Duração: 18 meses Aulas e provas online (Exceto a última prova do curso, que será aplicada de forma presencial, no campus da USP/Esalq, em Piracicaba (SP), junto à defesa da monografia). Formação superior completa obrigatória Investimento: R$ 100 de inscrição + 18 mensalidades de R$ 590. Inscrições em http://mbauspesalq.com/pt/cursos/varejo-e-mercado-de-consumo/

Compartilhar