back to top

Engenharia de dados no currículo? Comece por um MBA!

O mercado de ciência de dados não para de crescer e fica cada dia mais competitivo. Assim, uma forma de se destacar é se especializar em áreas específicas e ter engenharia de dados no currículo pode ser uma boa ideia. Entender de processos, análises e tratamento de dados são só alguns exemplos de atividades do engenheiro de dados e que você aprende em um bom MBA!

Na era digital, tudo que fazemos gera informação. Por isso, saber como interpretar esses dados e usá-los é fundamental. E a pós-graduação é um passo importante para quem busca evolução.

Jeronymo Marcondes é o entrevistado de hoje aqui no Blog MBA USP/Esalq e nesta matéria, o professor do MBA em Data Science e Analytics USP/Esalq mostra a importância da pós-graduação e a relação com a engenharia de dados. Aproveite o conteúdo!

Leia mais: Conheça o MBA em Data Science e Analytics USP/Esalq

A importância de estudar engenharia de dados

Como já vimos, a engenharia de dados está muito presente nos projetos de Data Science. Para Marcondes, há alguns motivos principais que tornam a especialização na área tão importante e fazem com que a engenharia de dados no currículo seja um diferencial. Veja algum deles!

Engenharia de dados é essencial

A relação entre ciência de dados e engenharia de dados faz parte do dia a dia de quem trabalha na área, e seus papéis se compõe e agregam nos processos como um todo.

O professor explica: “O conhecimento da forma como os dados são trabalhados e capturados é essencial para entendimento da origem dos dados pelos cientistas de dados.”

Assim, a especialização em Data Science é uma forma de se manter atualizado em um mercado que exige cada vez mais do profissional.

Os processos

Segundo Marcondes, a engenharia de dados cria os processos que geram bancos de dados, a partir das ETLs (extract, transform, load ou, em tradução, extração, transformação e carga de dados), e que são a fonte de estudo dos cientistas de dados.

“A manutenção desses processos, a otimização de resposta dos dados e a arquitetura de alimentação dos sistemas são alguns exemplos de outras atribuições do engenheiro de dados”, explica.

O professor continua: “Resumidamente, o engenheiro de dados garante que os dados que serão utilizados pelos cientistas de dados estejam atualizados, disponíveis e com uma arquitetura eficiente, o que facilita a consulta dos mesmos.”

Uma imagem simulada de dados e pessoas conectadas e que fazem parte das práticas de quem tem engenharia de dados no currículo.
Processos que envolvem o tratamento e estudo dos dados são só alguns exemplos de atividades de quem tem a engenharia de dados no currículo.

Leia mais: Engenharia de dados para hoje: o que você sabe?

Diferenciais do engenheiro de dados

Marcondes finaliza com algumas características que fazem parte do perfil do engenheiro de dados. São elas:

  • Pensamento analítico.
  • Conhecimentos profundos de bancos de dados, métodos de armazenamento e transferência de dados.
  • Vontade de resolver problemas.

Segundo o professor, “essa última é a principal característica.”

Leia mais: Data Science descomplicado: 5 motivos para você começar hoje

Bônus: o momento certo pra evoluir é agora

Se você ainda tem dúvidas se deve ou não se especializar na área, saiba que o mercado não espera. Uma especialização como o MBA em Data Science e Analytics USP/Esalq é a escolha certa para quem deseja evoluir profissionalmente, se tornar relevante e competir entre os melhores.

Gostou de saber algumas vantagens de ter a engenharia de dados no currículo? Aproveite para começar o ano com pós-graduação e dê esse passo tão importante para sua carreira.

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Acacio Junior
Acacio Junior
Husband, Christian, in love with life and good friendships. A long journey until here made possible my integration on the Communication world, and now I venture into production of written contents and, honestly, I could not be happier. Currently, I found myself in the scripts and the daily learnings in a world full of stories I hope to discover.

Compartilhar