Seja muito bem-vindo ao primeiro post de 2021 do Blog MBA USP/Esalq. E, para te incentivar a manter uma rotina organizada, disponibilizamos um planner gratuito e personalizado do MBA USP/Esalq! Basta fazer o download no formulário abaixo!
Pensando na rotina dos alunos, preparamos um modelo para você imprimir e preencher conforme se sentir mais confortável. Assim sua programação de estudos, trabalhos e até lazer (por que não?) fica mais organizada e pode ser facilmente visualizada.
Se você nunca teve um planner ou precisa de algumas dicas para utilizá-lo da melhor maneira, nós separamos algumas sugestões para te ajudar a manter a disciplina. Confira!
Conheça seu cotidiano
Para começar seu planner, é importante que você conheça bem seu cotidiano e como ele é preenchido com atividades. Se sua semana é bastante movimentada, garanta que os compromissos sejam inseridos de forma organizada. Você pode optar, por exemplo, por listá-los por ordem de prioridade ou organizá-los por horários.
Essa análise serve, também, para quem tem os fins de semana agitados. Mesmo que as atividades sejam mais voltadas para o lazer, você não quer chegar atrasado naquela festa surpresa ou aparecer sem presente no chá de bebê, certo?
Mantenha a rotina
Depois de ter ciência sobre o fluxo de atividades no seu dia a dia, é hora de preencher no planner as tarefas rotineiras e que se repetem semanalmente. Aqui entram a limpeza da casa, os exercícios físicos e as aulas (do MBA!), por exemplo. Também cabe incluir as sessões de terapia ou meditação e o período destinado ao seu autocuidado.
Esse planejamento ajuda a visualizar o tempo livre disponível para se dedicar a outros projetos e tarefas. Pensando em iniciar um novo curso de pós-graduação? Saiba quantas horas livres você terá para se dedicar a isso. Prático, não é mesmo?
A anotação como aliada
Com a praticidade do celular, o papel e a caneta perderam destaque. Porém, escrever à mão é um ótimo aliado para ajudar a fixar os compromissos na memória. Mesmo que você prefira anotar as atividades no celular, vale transcrever seus planos para o planner.
E, para os compromissos incertos, não hesite em utilizar lápis e borracha. Assim você pode evitar futuros conflitos de agenda.
Defina metas
O planner também pode ajudar a alcançar algumas metas. Lembre-se de que quanto mais específica e objetiva for sua meta maior a probabilidade de realizá-la. Em vez de anotar “beber mais água”, considere especificar a quantidade de litros por dia ou semana – e até incluir horários para isso
Essa dica também vale para a quantidade de páginas de livros ou frequência na academia. O registro desse planejamento e o histórico de metas cumpridas ajudam a te manter motivado a dar continuidade nas atividades.
“Quebre” as atividades
O objetivo do planner é deixar sua programação mais organizada e fácil de visualizar, certo? Então, para conseguir ter mais clareza de tempo e recursos, que tal desmembrar as tarefas?
Vamos ao exemplo: se seu planejamento inclui a publicação de um vídeo no Youtube, liste tudo que precisa ser feito para que isso aconteça. Comece pela pesquisa de um tema relevante, passe pela formulação do roteiro, montagem de cenário e aquisição de equipamentos necessários e conclua com a efetiva gravação e edição do vídeo, a elaboração de um título e descrição e, finalmente, a publicação do material.
Você pode incluir nessa lista outras mini atividades, como a criação de uma capa e a divulgação nas suas redes sociais.
Destaque o que é mais importante
Se você optar pela organização do planner em horários, os compromissos mais importantes podem ser destacados. Aqui, os fãs de papelaria podem usar e abusar de opções como canetas coloridas, marca-textos, adesivos, carimbos… A ideia é que as anotações mais importantes não se percam no meio da lista de atividades.
Uma boa dica também é manter seu planner aberto no local em que você fica mais tempo ou sinalizado na página da semana atual. Assim você pode consultá-lo várias vezes ao longo do dia, marcar as atividades que já foram realizadas e manter maior controle e organização das suas tarefas.
Não se esqueça das atividades incompletas
A semana foi corrida e você não conseguiu dar conta de tudo que planejou? Lembre-se de rever as atividades no fim de cada semana. Assim você pode realocá-las na próxima e até avaliar se está acumulando tarefas demais ou procrastinando. Se perceber essa segunda opção, estude a possibilidade de “quebrar” as atividades ou torná-las mais simples.
Na lista de planos não finalizados, dê prioridade ao que é urgente na hora de reinseri-los nas semanas seguintes do planner ou analise se eles continuam sendo realmente importantes. Vale pensar se você depende de alguém para concluir aquela tarefa, quais os benefícios de finalizá-la ou quem pode ficar prejudicado com esse adiamento (incluindo você).
Personalize seu planner!
Por último, mas não menos importante, deixe o seu planner com a sua cara! Anote seus sentimentos, escreva frases inspiradoras e marque as datas emocionalmente importantes. A ideia é que você se sinta bem ao utilizar o planner!
E aí, já baixou o planner do MBA USP/Esalq? Feliz e organizado 2021!
Ótimo
Bom dia, não encontrei o formulário para baixar o planner. Poderia, por favor, enviar no meu e-mail?
No aguardo, obrigada.
Encontrei o formulário para baixar o planner. Deixe quieto.
Obrigada.
Gostaria de obter o Planner personalizado