back to top

Conheça o MBA em Digital Business USP/Esalq

Se você acha que não dá conta de se manter atualizado com as novas tecnologias e tem interesse em desenvolver habilidades para a era da transformação digital, o MBA em Digital Business é para você! Selecionamos algumas informações para te ajudar a entender melhor o MBA USP/Esalq!

Primeiras impressões

O MBA em Digital Business USP/Esalq é um curso de pós-graduação Lato sensu, vinculado à Universidade de São Paulo. Essa especialização tem duração de 18 meses e é oferecida na modalidade EAD (ensino a distância).

Para quem se destina

Esse curso é voltado para profissionais graduados nas mais diferentes áreas e que necessitam adquirir ou aprofundar o conhecimento nas novas tecnologias que estão revolucionando o mundo dos negócios. O curso busca capacitá-los para que desenvolvam uma estratégia visionária dos negócios e implementem as mudanças organizacionais necessárias em um ambiente de transformação digital.

Pré-requisitos

Para se inscrever no MBA em Digital Business só há um pré-requisito: diploma ou certificado de conclusão de curso superior. Além disso, não é necessário, por exemplo, nenhum tipo de conhecimento anterior na área.

“O objetivo do curso é proporcionar um conhecimento abrangente sobre os diversos temas relacionados à transformação digital das empresas, buscando, com isso, desenvolver capacidades gerenciais e operacionais nos participantes”, explica Marcos Roberto Luppe, coordenador do MBA em Digital Business USP/Esalq.

“Como esse processo depende muito de pessoas, o programa visa capacitar os participantes no desenvolvimento de estratégias digitais, na adaptação de estruturas e processos organizacionais e no conhecimento de tecnologias emergentes, além da execução do processo de transformação digital das empresas.”

Contextualização

A maior preocupação da coordenação do MBA em Digital Business é manter o curso atualizado e contextualizado, com matérias e professores alinhados com o que acontece no mundo.

“Mais do que acompanhar as tendências, o profissional especializado em Digital Business precisa entender os impactos de cada novidade na realidade brasileira. E esse é o principal diferencial do MBA USP/Esalq: direcionar os alunos para o que há de mais moderno e tecnológico no mercado”, afirma o professor.

Programa curricular

Para começar o MBA em Digital Business USP/Esalq com o pé direito, as primeiras aulas ajudam tanto os novos alunos a construírem um panorama geral sobre o tema quanto os alunos que já têm alguma base a relembrarem os principais conceitos.

As aulas também abrangem conteúdos relacionados a novos modelos de negócios, transformação digital e cultura ágil, tecnologias emergentes, Data Science e Analytics, e empreendedorismo, consumer insights e gestão operacional.

Os alunos vão aprender sobre disrupção digital, organizações digitais e modelagem de negócios exponenciais, gestão da inovação, legislação no ambiente digital, análise e estratégia, sustentabilidade e ética, tecnologia da informação, Data Mining, inteligência artificial e internet das coisas, digital money e métricas.

Mobile marketing, investimentos, empreendedorismo, UX design, branding, e-commerce, atendimento ao cliente, operações e logística também são parte do programa curricular do curso. Para finalizar, os alunos precisam produzir e apresentar o TCC (trabalho de conclusão de curso).

Aulas online e ao vivo

Os alunos do MBA em Digital Business podem aproveitar a flexibilidade que o curso da USP/Esalq oferece. As aulas online são ao vivo, com muita interação entre alunos e professores. Elas ocorrem semanalmente, às segundas-feiras, das 19h às 23h.

Contudo, esse conteúdo permanece gravado e os alunos podem assistir no horário que for mais adequado ou rever sempre que acharem interessante, até o fim do curso.

As provas também são online e contabilizam a frequência do aluno no curso. Elas podem ser realizadas em até três semanas após a aula a que se referem.

O futuro é agora

“A velocidade e constância das mudanças nos coloca para refletir sobre as habilidades que precisamos desenvolver no curto/médio prazo”, comenta Luppe.

Por ter a gestão como base, o MBA em Digital Business utiliza essa competência para expandir habilidades que já existem nos alunos e incentivar o desenvolvimento de novas.

“Entre as mais importantes está a comunicação, sempre aliada ao pensamento crítico e estratégico, com foco em prever, se prevenir e adaptar os cenários incertos que ainda estão por vir”, enfatiza.

Se tiver outras dúvidas, entre em contato com a gente. Ficaremos felizes em te ajudar com o que precisar!

Inscreva-se no MBA em Digital Business USP/Esalq. As aulas começam dia 3 de maio de 2021!

Autor (a)

Marina Petrocelli
Marina Petrocelli
Mais de 12 anos se passaram desde minha primeira experiência com Comunicação Social. Meus primeiros anos profissionais foram dedicados às rotinas de redações com pouca ou nenhuma relevância digital. O jornalismo plural se resumia em apurar os fatos, redigir a matéria e garantir uma foto expressiva. O primeiro sinal de mudança veio com a proposta para mudar de realidade e experimentar um formato diferente de produzir. Daí pra frente, as particularidades do universo do marketing se tornaram permanentes. Ah! Também me formei em Direito (com inscrição na OAB e tudo). Mas nem tudo se resume às minhas habilidades profissionais. Como produtora de conteúdo, me interesso por boas histórias, de pessoas reais ou em séries, filmes e livros, especialmente distopias. Gosto de montar roteiros de viagens e reconhecer estrelas e constelações em um aplicativo no celular. Museus, música e arte no geral chamam minha atenção, assim como cultura pop.

Compartilhar