back to top

Conheça o MBA em Agronegócios USP/Esalq

Buscando por atualização ou conhecimento especializado para crescer na carreira? O MBA em Agronegócios é uma ótima oportunidade. Não tem certeza se esse curso é para você? Separamos algumas informações que podem ser decisivas para essa escolha. Continue lendo para conhecer melhor o curso e o MBA USP/Esalq.

Primeiras impressões

O MBA em Agronegócios USP/Esalq é um curso de pós-graduação Lato sensu, vinculado à Universidade de São Paulo. Essa especialização tem duração de 18 meses e é oferecida na modalidade EAD (ensino a distância). Até o início de 2020, o MBA em Agronegócios também tinha turmas presenciais em Piracicaba/SP e Cuiabá/MT, mas, por orientação de distanciamento social, elas foram transformadas, por ora, em EAD também.

Para quem se destina

O curso é voltado para profissionais que atuam no campo ou em áreas relacionadas, como para quem trabalha com venda de máquinas, equipamentos e até softwares ligados à agricultura de precisão, por exemplo. Profissionais que atuam em sistemas financeiros, como instituições bancárias e tradings, também podem se beneficiar do conteúdo programático do curso.

Pré-requisitos

Para se inscrever no MBA em Agronegócios só há um pré-requisito: diploma ou certificado de conclusão de curso superior. Além disso, não é necessário, por exemplo, nenhum tipo de conhecimento anterior na área.

“Muitos profissionais iniciam o curso já inseridos no Agronegócio, direta ou indiretamente, como empreendedores, gestores de fazendas, gestores de indústrias de beneficiamento de alimentos e do setor de insumos (nas áreas de defensivos, fertilizantes e sementes, por exemplo), além de profissionais que atuam com diversas modalidades de financiamento agropecuário”, explica Ricardo Harbs, que integra a equipe de coordenação do MBA em Agronegócios USP/Esalq.

“Também observamos a presença de profissionais que prestam serviços às cadeias agroindustriais, como advogados, professores, contadores, consultores entre outros.”

Conteúdo atualizado

O setor do Agronegócio passa por constantes transformações. Por isso, é importante que o conteúdo de um MBA em Agronegócios seja atualizado com as informações mais recentes.

No curso da USP/Esalq, as principais tendências são amplamente debatidas durante as aulas, como agricultura 4.0, conectividade e geração de dados em tempo real, uso de equipamentos autônomos, monitoramento de máquinas e de equipamentos agrícolas, incorporação de estações meteorológicas em máquinas como pulverizadores entre outros temas.

Programa curricular

Para começar o MBA em Agronegócios USP/Esalq com o pé direito, as primeiras aulas são de Planejamento e ajudam tanto os novos alunos a construírem um panorama geral sobre o tema quanto os alunos que já têm alguma base a relembrarem os principais conceitos.

As aulas também abrangem conteúdos relacionados a gestão de risco, gestão de mercados agroindustriais, insumos e serviços, práticas de governança e sistemas agroindustriais. Os alunos vão aprender sobre contabilidade, custos, direito aplicado, gestão ambiental, macroeconomia aplicada, tributação, derivativos, estatística, política agrícola brasileira, seguro rural, comércio internacional, cooperativismo e logística.

Marketing, negociação, agricultura de precisão, biotecnologia, meteorologia, ética, sucessão familiar e análise sistêmica dos agronegócios também são parte do programa curricular do curso. Para finalizar, os alunos precisam produzir e apresentar o TCC (trabalho de conclusão de curso).

Aulas online e ao vivo

Os alunos do MBA em Agronegócios podem aproveitar a flexibilidade que o curso da USP/Esalq oferece. As aulas online são ao vivo, com muita interação entre alunos e professores. Elas ocorrem semanalmente, às quartas-feiras, das 19h às 23h.

Contudo, esse conteúdo permanece gravado e os alunos podem assistir no horário que for mais adequado ou rever sempre que acharem interessante, até o fim do curso.

As provas também são online e contabilizam a frequência do aluno no curso. Elas podem ser realizadas em até três semanas após a aula a que se referem.

O futuro é agora

Compreender o mercado e suas mudanças já é uma exigência para os profissionais. E ter conhecimento sobre o setor que mais cresce no Brasil e no mundo pode fazer a diferença que você precisa na sua carreira.

“O foco do MBA em Agronegócios USP/Esalq é entender o mercado, formas de mitigar riscos e a comercialização dos produtos, por exemplo, sem ignorar a parte técnica”, comenta Harbs.

“Em cada um dos módulos do curso conseguimos oferecer aos alunos conteúdo detalhado e com o que há de mais moderno no setor, para formarmos profissionais completos e prontos para o mercado de trabalho.”

Se tiver outras dúvidas, entre em contato com a gente. Ficaremos felizes em te ajudar com o que precisar!

Inscreva-se no MBA em Agronegócios USP/Esalq. As aulas começam dia 5 de maio de 2021!  

Autor (a)

Marina Petrocelli
Marina Petrocelli
Mais de 12 anos se passaram desde minha primeira experiência com Comunicação Social. Meus primeiros anos profissionais foram dedicados às rotinas de redações com pouca ou nenhuma relevância digital. O jornalismo plural se resumia em apurar os fatos, redigir a matéria e garantir uma foto expressiva. O primeiro sinal de mudança veio com a proposta para mudar de realidade e experimentar um formato diferente de produzir. Daí pra frente, as particularidades do universo do marketing se tornaram permanentes. Ah! Também me formei em Direito (com inscrição na OAB e tudo). Mas nem tudo se resume às minhas habilidades profissionais. Como produtora de conteúdo, me interesso por boas histórias, de pessoas reais ou em séries, filmes e livros, especialmente distopias. Gosto de montar roteiros de viagens e reconhecer estrelas e constelações em um aplicativo no celular. Museus, música e arte no geral chamam minha atenção, assim como cultura pop.

Compartilhar