back to top

5 dicas de viagens no Carnaval e férias

O Carnaval é uma data muito esperada, já que a maioria das pessoas consegue tirar quatro dias de folga. Para quem quer fazer uma viagem, seja perto ou longe (para quem conseguir mais uns dias), o Blog MBA USP/Esalq preparou alguns roteiros, que foram indicados pelos professores dos MBAs USP/Esalq. Têm opções para todos os gostos, bolsos e oportunidades!

Confira as dicas para o Carnaval, que também podem ser usadas em suas férias.

  • Visite amigos e familiares

Para o gestor do Pecege, Daniel Y. Sonoda, os dias de folga do Carnaval são mais bem aproveitados com visitas a amigos e familiares. “Viajar nessa época é muito caro e lotado. Além disso, ainda estamos em crise, então sugiro que o tempo livre seja usado para descansar ou fazer aquela visita a um amigo ou familiares de outras cidades”.

As viagens curtas, de até um dia, podem ser intercaladas com outros programas como churrascos em chácaras e a folia em blocos de Carnaval e em clubes. “O importante é não se estressar no Carnaval. Às vezes é melhor curtir a data em sua cidade do que enfrentar lotações em outros lugares”.

  • Passeio de litorina até Morretes (Paraná)

Diretor do Pecege, professor Pedro V. Marques, compartilhou uma experiência particular em um passeio de litorina (vagão de trem independente da locomotiva) pela Serra do Mar, saindo de Curitiba com destino a Morretes. Para quem quer conhecer Curitiba, vale a pena reservar um dia para esse passeio, que também pode ser feito de trem. “No trem comum é muito gostoso, mas de litorina é melhor porque vai parando e explicando. A vista é muito linda, além de toda parte histórica”, diz.

A viagem pela ferrovia, considerada a mais bela do país, dura cerca de três horas. “Em Morretes, você não pode deixar de comer um prato típico, o barreado. É uma carne que desmancha, deliciosa!”. A receita é simples: carne, condimentos, farinha de mandioca e a paciência para que tudo se desmanche na medida certa.

Após o almoço, o visitante pode fazer um passeio pelo centro histórico de Morretes e, se tiver espírito mais aventureiro, conhecer as trilhas, montanhas e cachoeiras da cidade. Para retornar a Curitiba, basta pegar um ônibus.

  • Termas de Jurema Resort Hotel, na cidade de Iretama (Paraná)

A dica da professora na disciplina de Gestão de Pessoas, dos MBAs USP/Esalq, Heliani Berlato, é um lugar que tem águas quentes terapêuticas e um spa para relaxar. Mas o principal atrativo é a comida orgânica. “Esse resort fica em uma grande fazenda. Os legumes, verduras e a carne suína são produzidos na própria fazenda. A comida é algo a parte. Excelente qualidade e diversidade. Atende a todos os gostos, desde os mais fitness até aqueles que gostam de uma comida com ´sustância´”, relata.

Para quem tem filhos, Heliani lembra que a monitoria vai das 8h30 até a meia noite. Para chegar ao resort, o aeroporto mais próximo é o de Maringá.

  • New Orleans, EUA

A dica do professor do MBA USP/Esalq em Agronegócios, Humberto Spolador, é internacional. “Dos lugares turísticos que já visitei, um que não está, talvez, entre os mais procurados por brasileiros, mas que gostei muito e recomendo é a cidade de New Orleans, nos Estados Unidos. Para uma viagem durante o carnaval brasileiro é uma boa opção, pois é possível conhecer as principais atrações da cidade em três ou quatro dias”, informa.

Conhecida como a terra do jazz, New Orleans, no estado da Louisiana, também comemora o Carnaval. Chamada de Mardi Gras, a data é celebrada todos os anos no dia anterior à Quarta-Feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma, com vários desfiles, blocos, pessoas fantasiadas e muita música!

Outra atração imperdível, que foi sugerida pelo professor, é o bairro francês conhecido como French Quarter, o mais famoso e histórico da cidade. Outro lugar que não pode faltar no roteiro é o Café Du Monde, além da Bourbon Street, onde além de boas opções de gastronomia, tem atrações musicais, especialmente de jazz.

Antes da viagem, Splolador recomenda uma consulta a blogs e sites de viagem, para conferir a agenda de eventos na cidade durante o período da visita.

  • Portugal e Espanha

Para quem puder dar uma esticadinha no período de recesso, vale a pena fazer uma viagem de carro pelos países europeus, Portugal e Espanha. A primeira dica do professor Carlos Bacha, do MBA USP/Esalq em Agronegócios, é elaborar o próprio trajeto e reservar hotéis pela internet para baratear a viagem.

O roteiro escolhido por ele é feito todo de carro, começando por Lisboa em direção ao sul, pelo Algarve. “Segue em direção à Espanha, passando por Salamanca e subindo para Madri. Daí vai para o norte e retorno a Portugal até o Porto e depois desce até Lisboa e volta para o Brasil”.

Segundo o professor, o passeio via carro permite entrar em vários vilarejos e conhecer culturas próprias e saborear a cultura portuguesa e espanhola. “É fácil dirigir nesses países e isto lhe permite ter acesso a lugares que não são rotas de turismo de companhias”.

Qual a sua programação para o Carnaval? Compartilhe com a gente! 🙂

Compartilhar